Como comprar uma mesa digitalizadora?

Muitos profissionais que trabalham com softwares gráficos, ainda vivem na era do mouse e não imaginam o ganho de qualidade que uma mesa digitalizadora pode proporcionar. Mas ok, você decidiu migrar, então como escolher uma mesa digitalizadora? Este artigo vai ajudar você.

O que é?

Mesa Digitalizadora, ou Tablet, sua tradução no inglês, nada mais é que um espaço onde você faz traços, rabiscos, desenhos, diretamente para um software no seu computador. Ou seja, uma mesa onde através de uma caneta você pode simular um rabisco no papel, mas diretamente ao software indicado no seu computador. Muita gente, especialmente designers, arquitetos e artistas já estão habituados a utilizar o mouse para essa função, porém, as dores no pulso e no ombro são um grande sinal para se utilizar mesa digitalizadora! Além de que, o mouse é indiferente à pressão ou inclinação da mão, as mesas são capazes de simular estes efeitos. Quem usa? Arquitetos, Designers Gráficos, Artistas entre outras profissões, são os desfrutadores desta maravilha. Seja para fazer um “desenho a mão livre”, imagens mais “orgânicas”, ou pinturas digitais, a mesa é recomendadíssima.

1291907548_101482412_2-Fotos-de--Mesa-Digitalizadora-Wacom-BAMBOO-Fun-Medium-Multi-Touch-Caneta-USB-PC-e-MAC-1291907548.jpg

Como escolher?

Eis o ponto chave do nosso artigo, como escolher uma mesa digitalizadora? E a resposta começa da seguinte forma: WACOM! Não há o que inventar, a Wacom é a mesa digitalizadora profissional verdadeira, nenhuma outra marca chega aos seus pés. Por que? As outras marcas não cosneguem dar a sensação de realismo que a Wacom consegue. A caneta e o mouse(se o modelo tiver), não usam pilhas, permitem controlar muito mais variáveis, é mais compatível com programas e plataformas variadas, com compatibilidade semelhante a mouses, e para finalizar, o design e a manufatura são bem melhores! Ok, a mesa é Wacom, mas qual modelo devo usar? Para esta resposa, classificarei alguns pontos a serem levados em conta: tamanho, resolução, programas inclusos. Abaixo segue um comparativo com os modelos interessantes da Wacom, e a sua finalidade:

Linhas: Bamboo, Intuos4 e Cintiq.

Basicamente, a linha Bamboo, é a linha mais barata da Wacom, a Intuos4 é uma linha profissional e a Cintiq é uma linha ultra avançada! Lembrando que apenas Bamboo, dá e sobra para uso profissional simples.

BAMBOO

Mesa Digitalizadora Tablet Wacom Bamboo Pen Ctl-460

Dimensões(área ativa): 14,7 x 91 cm

Resolução: 1270 lpi

Programas Inclusos: Corel Painter Essentials 4

Comprar

Mesa Digitalizadora Tablet Wacom Bamboo Pen & Touch Cth-460

Dimensões(área ativa): 14,7 x 91 cm

Resolução: 2540 lpi

Programas Inclusos: Adobe Photoshop Elements 7

Extras: 4 Botões ExpressKeys(botões que permitem acesso rápido a atalhos definidos pelo usuário)

Comprar

Mesa Digitalizadora Tablet Wacom Bamboo Craft Pen & Touch Cth-661

Dimensões(área ativa): 12,6 x 13,7 cm

Resolução: 2540 lpi

Programas Inclusos: Adobe Photoshop Elements 7.0 Win/6.0 Mac, Corel Painter Essentials 4.0 e Nik Color Efex Pro 3.0 WE3.

Extras: 4 Botões ExpressKeys(botões que permitem acesso rápido a atalhos definidos pelo usuário)

Comprar

INTUOS4

Dimensões(área ativa):

Mesa Digitalizadora Tablet Wacom Intuos4 Pequena PTK-440 – 15,7 x 9,8 cm

Mesa Digitalizadora Tablet Wacom Intuos4 Média PTK-640 – 22,3 x 13,9 cm

Mesa Digitalizadora Tablet Wacom Intuos4 Pequena PTK-840 – 32,5 x 20,3 cm

Resolução: 2540 lpi

Programas Inclusos: Wacom Brushes 3.0, Adobe Photoshop Elements 7 Win, Adobe Photoshop Elemens 6 para Macintosh, Autodesk SketchBook Express 2009, Corel Painter Sketch Pad, Nik Color Efex Pro WE6.

Extras: 8 Botões ExpressKeys(botões que permitem acesso rápido a atalhos definidos pelo usuário), Mouse para Intuos4, Suporte para Caneta, Dez pontas substitutas(cinco pontas padrão, uma ponta de pena, uma ponta de pincel e três pontas de feltro), Extrator de Ponta e Cabo Maior.

Comprar

CINTIQ

A Cintiq dispensa comparações, esta ela não apresenta apenas um espaço para você fazer os seus traços, como também apresenta um monitor para você desenhar diretamente nele.

Mesa Digitalizadora Monitor Wacom Cintiq 12WX

Dimensões(área ativa): 26,1 x 16,2 cm

Resolução: 5080 lpi

Programas Inclusos: Wacom Brushes 3.0, Adobe Photoshop Elements 7 Win, Adobe Photoshop Elemens 6 para Macintosh, Autodesk SketchBook Express 2009, Corel Painter Sketch Pad, Nik Color Efex Pro WE6.

Extras: 8 Botões ExpressKeys(botões que permitem acesso rápido a atalhos definidos pelo usuário), monitor, 5 pontas substitutas e um monitor integrado.

Comprar

Mesa Digitalizadora Monitor Wacom Cintiq 21UX

Dimensões(área ativa): 43,2 x 32,4 cm

Programas Inclusos: Wacom Brushes 3.0, Adobe Photoshop Elements 7 Win, Adobe Photoshop Elemens 6 para Macintosh, Autodesk SketchBook Express 2009, Corel Painter Sketch Pad, Nik Color Efex Pro WE6.

Extras: 8 Botões ExpressKeys(botões que permitem acesso rápido a atalhos definidos pelo usuário), monitor, 5 pontas substitutas e um monitor integrado.

Comprar

Confira na AIUP, toda a linha de Mesas Digitalizadoras da Wacom!

About these ads

7 Responses to “Como comprar uma mesa digitalizadora?”


  1. 1 ED-ImagemTurbo 3 de janeiro de 2012 às 22:54

    Muito bom o artigo!
    Comprei uma ” Wacom Bamboo Connect Pen Ctl-470 ” pois não encontrei o modelo Ctl-460. Mas esse novo modelo 470 é muito bom, tem um design lindo e é bem funcional também. A única desvantagem que achei foi seu cabo de conexão com o computador. Ele é removível, ou seja, pode-se desencaixá-lo da mesa, e seu encaixe com a mesa é bem pequeno e frágil. Acredito que com o tempo de uso pode-se danificar a conexão do cabo, tendo em vista que é recomendável removê-lo ao guardar a mesa.
    Mas isso não chega a ser um problema grave, tendo em vista que sou bastante cuidadoso com minhas coisas.

    • 2 aiup 4 de janeiro de 2012 às 12:19

      Obrigado amigo! De fato, a conexão parece ser mesmo frágil. A boa notícia é que a Wacom desenvolveu para estas mesas um adaptador Wireless que dispensa o uso dos cabos, mas infelizmente ainda não é vendido no Brasil. Em nossa loja nós pressionamos os fornecedores a importar esses adaptadores para vendermos. Parece que é possível encontrar na Amazon. Abraço!

    • 3 catarina 16 de fevereiro de 2012 às 22:16

      olá tudo bem? estou pesquisando uma mesa digitalizadora para comprar…e no meu orçamento a que melhor se encaixa é essa bamboo ctl 470…rsrrs…
      minha dúvida é: posso usá-la com qual programa?
      nas especificações vem dizendo que o Autodesk SketchBook Express vem em um cd de instalação.
      mas será que consigo depois usá-la com o Adobe Photoshop Elements ou Corel Painter Classic?

      • 4 aiup 17 de fevereiro de 2012 às 11:58

        Olá. Tudo ótimo, e com você? As mesas digitalizadoras da Wacom tem uma compatibilidade semelhante a de um mouse, pois é compatível com praticamente qualquer programa. Você poderá utilizar o Paint, Corel Painter, Photoshop, toda linha Office e etc. A Ctl-470 é a mais em conta das mesas da Wacom, mas não deixa nada a desejar. Abraço

  2. 7 Marco Delinardo 1 de outubro de 2013 às 14:47

    Olá, eu gostaria de saber se algum modelo é compatível com o Arcgis 10 e com o Corel Draw X3.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: