Criador do Napster está prestes a comprar WMG

Warner Music Group é um grande conglomerado de gravadoras e selos musicais que iniciou suas atividades no século XIX. Dado ao cenário atual onde a pirataria domina e segundo o Bon Jovi, perdemos a mágica experiência de comprar um disco pela capa, “fechar os olhos e se perder em um álbum”, a empresa não vai muito bem e foi posta a venda em janeiro. Tem recebido várias ofertas de outras gigantes do setor como a Sony Corp. e a BMG, mas está no aguardo de ofertas melhores. Entre os participantes desse leilão, está Sean Parker, como parte de um grupo liderado pelo bilinário Ron Burkle.

 

Sean Parker, é mais conhecido hoje como aquele cara interpretado pelo Justin Timberlake em “A Rede Social”, e também por ter co-criado o Napster, o serviço de troca de arquivos P2P que iniciou a derrocada das gravadoras e fez parte da primeira grande batalha judicial da indústria fonográfica contra a pirataria na internet. Se Sean Parker tivesse criado qualquer outra coisa que não o Napster, essa notícia seria irrelevante, mas o caso é que é justamente isso que torna a coisa toda muito irônica. Juro que vou evitar usar o clichê do feitiço que virou contra o feiticeiro.

O grupo musical disse que está atrás de uma oferta cujo valor chegue a não menos de dois bilhões de dólares, e as fofocas dos especuladores dizem que no mês que vem o negócio será fechado. Se o WMG for comprada por outra empresa como ela, as coisas não mudarão muito, além é claro de direitos autorais valiosos trocarem de mãos. Entretanto, se o grupinho de milionários de que Parker faz parte conseguir concretizar a compra, é possível que uma nova forma de comercializar músicas chegue ao mercado. É bom lembrar que nos últimos tempos, Parker vem prestando consultoria ao Spotify, o Groovershark europeu legalizado.

Fonte: MeioBit

Bateria Eletrônica, Toca Discos e Instrumentos Musicais

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s