Direct Drive, Belt Drive ou Idler Wheel. Qual é o melhor sistema de tração de Toca-Discos?

Parece estranho falar em diferenças tecnológicas de um produto que foi há tanto tempo “substituído”, mas a verdade é que os toca discos ainda encantam muita gente e também tem suas inúmeras diferenças tecnologias. Este breve artigo falará apenas sobre as diferença básicas de uma importante peça dos aparelhos, que deve ser levada em consideração antes de comprar seu toca-discos novinho.

A primeira pergunta que fazemos, é para qual utilidade queremos o produto? Se for para Djs, é interessante o sistema de Tração Direta(Direct Drive). Agora se o seu uso é apenas para ouvir, sem muitas interferências e com sonoridade mais “limpa”, sua escolha deve ser a Correia(Belt Drive).

Basicamente, existem três tipos de trações. A primeira é o sistema de Polia, onde uma Polia é presa a uma “borracha” que faz girar o eixo do prato. Este sistema é semelhante ao sistema de Correia, porém o material utilizado é muito ruidoso  e este sim, está ultrpaassado. O segundo sistema, é o de Correia, também chamado de Belt Drive, onde uma Correia liga o eixo do motor e o eixo do prato, proporcionando um som mais “limpo”, porém a vida útil da mesma se não for bem conservada, é muito pequena. Principalmente se for forçado muito. Por isso os Djs preferem a terceira, que é a Direct Drive, onde o eixo do motor é o próprio eixo do prato. Neste, apesar de não ser muito recomendado, é possível puxar o prato e forçá-lo para trás sem danificá-lo tanto. O som dele é menos limpo do que o sistema de Correia.

 

lg-direct-drive-vs-belt-and-pulley

Toca-Discos a partir de R$ 299,00 à vista com desconto!

One thought on “Direct Drive, Belt Drive ou Idler Wheel. Qual é o melhor sistema de tração de Toca-Discos?

  1. Direct Drive não muito recomendado???
    Discordo completamente. É um mito que os Direct Drive tenham mais rumble. A verdade é que os belt drives tem valores de wow e flutter muito inferiores (casas como a Rega nem informam esses dados nos manuais de seus produtos!). Os direct drives tem velocidade mais estável. Tenho um Sony que funciona há mais de 30 anos sem perder uma rotação, enquanto vi muitos Rega e Pro-ject da nova geração que dão problemas às vezes nem depois de um ano.
    Compre um DD usado e seja feliz! Ele vai tocar melhor e por muito mais tempo que a maior parte dos belt-drive da vida. As marcas “high end” só produzem belt-drives porque é uma solução bem mais simples.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s